Os Descobrimentos Portugueses nas Rotas da Memória

Com o presente CD pretende-se divulgar trabalhos científicos realizados na Universidade Católica Portuguesa, em Viseu. Os artigos resultam de uma série de conferências no âmbito de um mestrado subordinado ao tema História da Época dos Descobrimentos. Inspirados no verso de David Mourão Ferreira que reza: Rasgando as águas da História, a caravela só volta pelas rotas da memória, intentámos levar a cabo um debate interdisciplinar e pluritemático sobre imagens e representações dos Descobrimentos Portugueses nas maneiras de estar e sentir da cultura europeia, delineando várias e diversificadas rotas, novos e rigorosos mapas sobre o conhecimento do nosso passado e, por isso, do nosso presente. Num cruzar de autores e artistas de diferentes nacionalidades e épocas, descobrindo textos e documentos das mais variadas índoles, percorremos o impacto das viagens marítimas portuguesas pelas diversas áreas de saber.

 

Como começar?

Os textos são apresentados em formato pdf, sendo necessária a instalação do programa Acrobat-Reader no computador de leitura. Se não tiver o programa instalado, pode facilmente fazer o download gratuito no endereço http://www.adobe.com
 

Prima aqui, e será levado ao sumário da colectânea; os números de páginas de cada artigo funcionam como entrada no próprio texto.